Psicomotricidade
É indispensável em todo
o processo educativo um espaço e um tempo para a criança brincar e, assim se
desenvolver, melhor se comunicar e se revelar.
No brincar a criança
constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e
externo.
A psicomotricidade pode
ser apresentada a criança como uma série de exercícios a serem cumpridos com
seriedade ou como situações lúdicas, onde ela se desenvolverá como uma
brincadeira, de forma prazeroza, e desenvolverá igualmente sua potencialidade
psicomotora.
Sugestões de
atividades lúdicas psicomotoras:
O corpo do
grupo
Conceito-chave: corpo/movimento; espaço
Indicação: Crianças até 11 anos
Objetivo: Identificar as diferentes formas de
relação do corpo em movimento com os espaços.
Desenvolvimento:Pedir que os alunos deitem no chão em qualquer posição. Todos
deverão estar interligados entre si por qualquer parte do corpo.
Um dos alunos deverá ser escolhido para contornar com giz os colegas. Após
isso, todos deverão se levantar, afastar-se numa certa distância e ficar lado a
lado atrás de uma linha riscada no chão. O professor dá o sinal e todos deverão
correr, escolher um dos corpos contornados, cumprir as mensagens lançadas pelo
professor:
Exemplo de mensagens:
- ocupar o corpo de pé, em um
pé só.
- ocupar o corpo sentado; de
cócoras.
- ocupar a posição desenhada
no chão.
- ocupar o maior espaço
possível do corpo escolhido.
Variante: Contornar apenas a metade da turma e realizar a
atividade com toda a turma. Indicando que ninguém poderá pisar nas linhas de
contorno, procurando ocupar o interior do corpo contornado.
Nesta atividade pretendemos que o aluno de uma forma lúdica, perceba e
identifique as partes do corpo e as diferentes formas de relação que ele pode
estabelecer com o espaço limitado. E também desenvolver a atenção do aluno que
poderá ficar sem espaço para ocupar. Promover uma discussão com os alunos
analisando quais as partes mais ocupadas e as partes esquecidas.
“É tarefa da Educação Física escolar, portanto, garantir o
acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção
de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que eles sejam
capazes de apreciá-las criticamente.”( Parâmetros Curriculares Nacionais de
Educação Física )
Brincadeiras de
controle motor, atenção, memorização.Primeira Sugestão:Materiais Necessários: Jornais, colchonetes,
um cabo de vassoura curto, argolas (como aquelas utilizadas para prender
cortinas).
Preparação: A professora deve preparar uma
área do pátio dispondo pedaços de folhas de jornais em fileiras e espaçados um
do outro.
Desenvolvimento: As crianças iniciam a
atividade descalças e dispostas em uma única fileira, com cada pé em cima de um
pedaço de folha de jornal. Ao sinal de “já”, elas devem tentar chegar ao outro
lado do pátio .pisando apenas nos retângulos de jornal, sem que os pés toquem
nos espaços não-cobertos.
Segunda sugestão:Preparação: A mesma do exercício anterior.
Desenvolvimento: As crianças devem iniciar o
exercício com os pés e as mãos no chão, sobre quatro pedaços de jornal. Ao
sinal de “já”, elas devem chegar até o final do pátio colocando os pés e as
mãos sempre sobre as folhas de jornal distribuídas sobre a área.
Mais uma:Preparação: A professora deve dispor do cabo
de vassoura e colocar as argolas em uma das extremidades do pátio.
Desenvolvimento: A professora fica sentada no
meio do pátio, segurando o cabo de vassoura na posição vertícal. As crianças
ficam em pé, na extremidade do pátio, próximas ao local onde estão as argolas.
Ao sinal de “já”, as crianças ( uma de cada vez ) devem pegar uma argola e
correr, até a professora, encaixando rapidamente a argola no cabo de vassoura,
e continuar correndo até chegarem do outro lado do pátio.
Sapos e garças
Faixa Etária: Mais apropriado para crianças a partir de 7 anos
Material Utilizado: Giz . Local amplo.
Objetivos:Desenvolver a observação, atenção e
agilidade.
Desenvolvimento:Desenham-se dois círculos grandes no chão, com giz.
Dentro da lagoa dispõem-se os sapos (as crianças de cócoras, pulando).
Na margem (circulo externo) dispõe-se quatro ou cinco garças, uma em cada ponta
– 4 ou 5 crianças equilibrando-se em um pé só.
A sinal do orientador os sapos devem sair pulando da lagoa tentando chegar até
a terra seca (depois da margem)e devem fugir das garças que tentaram pegá-los.
Se conseguirem pegá-los, estes se transformam em garça, e também deverão tentar
pegar os outros sapos. No próximo sinal, deverão pular de volta.
A brincadeira termina quando todos os sapos são pegos. Então se troca de lugares.
As garças não poderão colocar os dois pés no chão, mas poderão trocar de perna.
Pontaria no
Chão - Psicomotricidade unida à Matemática.Objetivos: Desenvolver a capacidade de
resolução de problemas e o raciocínio indutivo a partir de movimentos.
Desenhar um círculo no chão ou utilizar um arco. As crianças
deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativametne a distância.
Variar jogando a bola na frente,atrás, do lado esquerdo, do lado direito do
círculo.
• Pisar somente nos números pares dos círculos numerados no
chão.
• Pisar somente em múltiplos de 2 , dos círculos numerados do chão.
• Pisar somente nos círculos numerados do chão, que forem o dobro do numero
pronunciado pelo professor.
• Pisar somente nos círculos numerados do chão, que forem o triplo do numero
pronunciado pelo professor.
• No chão deverão ser desenhados diversas figuras geométricas, a criança irá
saltar de uma para a outra figura pronunciada pelo professor. Ex.: do triângulo
para o retângulo.
• Pisar somente nas cores determinadas pelo professor.
• Pisar somente nas formas iguais, apresentadas desenhadas no chão.
• Brincar de cubos empilháveis um dentro do outro (do maior para o menor).
• Jogos de encaixe com figuras geométricas.
• Montar quebra-cabeças.
• Classificar objetos por cores, formas etc.
Tônus Muscular covem lembrar que os movimentos (voluntários, reflexos e automáticos) não aparecem por acaso. Eles são controlados pelo sistema nervoso através de contrações musculares. Quando nos movimentamos alguns músculos estão se contraindo e outros relaxados. Os músculos são estruturas distribuídas em torno dos ossos e se contraeem quando ha um encurtamento do comprimento de alguns seguimentos do corpo. Para cada grupo muscular que se contrai e se movimenta, existe, do outro lado, outro grupo de músculos e se contraem quando ha um encurtamento do comprimento de alguns seguimento do nosso corpo.
Grafismo com mãos
Material:
Papel sulfite
Lápis preto e colorido
Confecção:
Peça para cada aluno desenhar a sua mão.
Sugira alguns grafismos que eles poderão utilizar para
decorar a mão. Você pode imprimir estes modelos e pedir que eles completem, antes
que cada um invente o seu.
Esta atividade
trabalha a coordenação motora e a concentração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho