SOBRE A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
O que significa avaliar?
Segundo alguns dos significados encontrados no dicionario Aurélio, avaliar significa atribuir valor, determinar a importância de algo.
Pois bem, não é diferente na avaliação psicopedagógica, que tem como objetivo identificar bloqueios, dificuldades e formas de aprendizagem de um individuo, analisando os aspectos gerais do seu desenvolvimento, ter uma compreensão global, partindo de uma "queixa", para que se pesquise o que vai bem e o que não vai bem na aprendizagem do individuo.
Então para que esta avaliação ocorra de forma segura e imparcial, recorrer a conhecimentos teóricos e práticos é indispensável, o psicopedagogo precisa ter segurança e autonomia para desenvolver bem a avaliação. Os conhecimentos teóricos/práticos ajudarão e darão suporte para que a avaliação ocorra de forma segura, possibilitará ao psicopedagogo o levantamento de hipóteses provisórias que serão confirmadas ou não ao longo do processo.
O psicopedagogo contará ao longo da avaliação com o apoio de outros profissionais, que ajudarão a confirmar ou não as hipóteses encontradas, não há uma certeza no diagnóstico sem a avaliação de outros especialistas, os encaminhamentos são necessários para a complementação da avaliação.
Por tanto existe uma sequencia a ser seguida na avaliação, primeiro a escuta da queixa trazida pela família, seja ela percebida pela própria família ou pela escola, na queixa são apresentados os sintomas( O que aparece da personalidade do individuo em interação com o contexto social do qual faz parte).
WEISS(2007), coloca que a partir dai fica evidente certos tipos de desvios apresentados em relação a determinados parâmetros existentes no meio em que estão socialmente inseridos. A que estão relacionados os desvios? O psicopedagogo precisa buscar para metros para definir a quantidade e a qualidade dos desvios e sua importância no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. Apos esta busca, e de ficar claro a posição dos desvios é possível traçar com será feita a avaliação. neste caso podemos encontrar dificuldades relacionados a: cultura, meio social, idade cronológica, exigência familiar, exigência escolar, vínculos com a escola, estrutura de pensamento, aspectos relacionados a alfabetização.
QUEIXA DE NÃO - APRENDIZAGEM -----SINTOMAS-------DESVIOS---------PARÂMETROS
FINAL DA (
Algumas contribuições para o diagnstico Psicopedagógico
FERNANDEZ(1990)
afirma que o diagnóstico para p terapeuta deve ter a mesma função que
uma rede para o equilibrista. E, portanto, a base que dará suporte ao psicopedagogo
para que este faça o encaminhamento necessário. É um processo que permite ao
profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não
confirmadas ao longo do processo, recorrendo, para isso , a conhecimentos
práticos e teóricos.
Na epistemologia convergente, o diagnóstico é estruturado
para que se possa observar a dinâmica de interação entre o cognitivo e o
afetivo, de onde resulta o funcionamento do sujeito. (BOSSE, 1995, P.80)
Vários teóricos colocam, suas contribuições sobre a forma
de realizar o diagnostico clinico, isso depende de sua postura teórica. Na
linha de estudo chamada epistemologia convergente, que JORGE VISCA, considera a
linha principal, pois nela se observa a dinâmica do cognitivo como o afetivo e
posteriormente as expectativas de terceiros.
Vejam a seguir os esquemas sugeridos por alguns teóricos.
EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE
(Jorge Visca)
Ações do entrevistador
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Procedimentos internos do entrevistador
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EOCA
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1º sistema de hipóteses
Linha de investigação
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Testes
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Escolha dos instrumentos
2º sistema de hipóteses
Linha de investigação
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Anamnese
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Verificação e decantação do 2º sistema
de hipóteses.
Formulação do 3º sistema de hipóteses.
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Elaboração do informe
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Elaboração de uma imagem do sujeito
(irrepetivel) que articula a aprendizagem com os aspectos energéticos e
estruturais, a-históricos que a condicionam.
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WEISS, coloca seu esquema nesta sequência:
1. Entrevista
Exploratória Situacional (EFES)
2. Anamnese
3. Sessões
lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças)
4. Complementação
com provas e testes (quando for necessário)
5. Síntese
diagnostica – prognostico
6. Devolução
– encaminhamento.
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SINTESE DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO
1ª - SESSÃO
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Entrevista com os pais e responsáveis -
queixa e contrato
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2ª -
SESSÃO
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E.O.C.A (com o sujeito)
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3ª E
4ª -SESSÃO
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Provas operatórias
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5ª E
6ª - SESSÃO
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Provas projetivas;
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7ª -
SESSÃO
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Provas pedagógicas e outros
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8ª -
SESSÃO
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Anamnese com os responsáveis
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9ª -
SESSÃO
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Visita na escola
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10ª
- SESSÃO
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Devolução com os pais e o
sujeito
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