segunda-feira, 18 de agosto de 2014

GUGUDADA - As Partes do Corpo (animação infantil)

Maria Montessori


"Descobrimos assim que a educação não é aquilo que
o professor dá, mas um processo natural que se
 desenvolve espontaneamente no individuo humano;
que não se adquire ouvindo palavras, mas em virtude
 de experiencias efetuadas no ambiente"

Maria Montessori


É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático
O método Montessoriano tem como pressuposto a liberdade
o ambiente deve ser preparado para que os instrumentos do método Montessoriano sejam aplicados: segundo Standing “O primeiro objetivo do ambiente preparado é tornar a criança independente do adulto”, 
O material deve atender aos pequenos de forma que haja  os seguintes desenvolvimentos:
  • Vida Prática; buscam auxiliar o desenvolvimento do controle motor e das habilidades necessárias para o cotiano da crianças  - segundo McNichols- os objetivos: são o “cuidar do ambiente”, o “cuidar de si mesmo”, “habilidades úteis para a vida” e “graça e cortesia”
  • Educação dos Sentidos: trabalha com as percepções, que levam ao desenvolvimento de aprendizagens como:Para esta área, há dezenas de materiais que procuram educar sentidos específicos, como o da percepção de cor, peso, tamanho, textura, cheiro ou som. Montessori acreditava que antes de se iniciar qualquer trabalho puramente intelectual, os sentidos deveriam estar plenamente desenvolvidos.
  • Aquisição de Cultura: pode começar cedo, já que o interesse das crianças pelos números e pela escrita, especialmente, é flagrante em todos os locais do mundo e, até onde se sabe, em todas as épocas. Um bom exemplo de como funciona a dependência entre os materiais é a preparação para a escrita. trabalho inicial das areas sensoriais é de extrema importância 
  • Outros aprendizados necessários à faixa etária: Outros materiais trabalham a cultura como a concebem os adultos: Ciências, História e Geografia. Estes variam completamente a depender do grupo social dentro do qual se insere a escola. No entanto, alguns padrões são obedecidos, já que alguns tipos de habilidades são especialmente agradáveis para a criança: classificação, pareamento, organização e nomeação são algumas delas.


FONTE:
 http://larmontessori.com/2013/01/22/compreendendo-montessori-o-material-montessoriano/


Tabela de acompanhamento de Provas Operatorios

Pensando em deixar os momentos de aplicação das provas operatórias, mais produtivas criei esta tabela baseada em outras já existentes, é bem pratico  e rápido, apos as anotações é só consultá-la para as conclusões finais.
Cons. de Quantidades Descontínuas:
Cons. da Quantidade de Matéria:
Conservação
 De Comprimento:
Cons. de Quantidade de Líquido:

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO
Conservação do Volume:
Conservação de Peso:
Seriação de Bastonetes:
Dicotomias:

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO
OBS.

OBS.


OBS.


OBS.


Inclusão de Classes:
Pensamento Formal:
Interseção de Classes:
CONCLUSÕES

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO

DATA

NIVEL

ARGUMENTO



1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO


1
2
3

IDENTIDADE
REVERSABILIDADE
COMPENSAÇÃO

OBS.


OBS.


OBS.



O Vínculo com a aprendizagem

Muitas vezes, o aprendente não atinge o nível esperado de leitura, escrita e cálculos matemático, isso não quer dizer que ele não seja inteligente ou capaz de conseguir, mas alguma coisa está errado, bloqueios e inibições no pensar, por consequências de fatores emocionais ou afetivos.

Nestes casos o psicopedagogo deve ficar atento e ter um olhar apurado para fazer as intervenções corretas, sendo que se há problemas emocionais, há também a necessidade de encaminhamento ao psicologo, pois se persistir sem antes tratar desses sintomas é possível que não haja avanços para o problema do aprendente e o psicopedagogo ficará frustrado pois será complicado tentar corrigir.

 Para as questões de vínculos, neste caso o afetivo, precisa analisar e perceber se o psicopedagogo tem preparo necessário para iniciar um trabalho pedagógico com a família e o cuidado de não se deixar "contaminar" por ela. Segundo visca (1987) o agente corretor deve estar atento ao fato de a presença do agente vincular ser constante em todas as situações, principalmente entre o sujeito. E se for um problema vincular profundo, já não será trabalho para o psicopedagogo e sim para o psicologo.

Primeiramente deve haver uma analise da relação entre agente corretor e sujeito, observar o que predomina nessa relação vincular.
Fica a dica des leitura
sobre este assunto:

CHAMAT,1996) - RELAÇÕES VINCULARES E APRENDIZAGEM: UM ENFOQUE PSICOPEDAGOGICO