segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Maria Montessori


"Descobrimos assim que a educação não é aquilo que
o professor dá, mas um processo natural que se
 desenvolve espontaneamente no individuo humano;
que não se adquire ouvindo palavras, mas em virtude
 de experiencias efetuadas no ambiente"

Maria Montessori


É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático
O método Montessoriano tem como pressuposto a liberdade
o ambiente deve ser preparado para que os instrumentos do método Montessoriano sejam aplicados: segundo Standing “O primeiro objetivo do ambiente preparado é tornar a criança independente do adulto”, 
O material deve atender aos pequenos de forma que haja  os seguintes desenvolvimentos:
  • Vida Prática; buscam auxiliar o desenvolvimento do controle motor e das habilidades necessárias para o cotiano da crianças  - segundo McNichols- os objetivos: são o “cuidar do ambiente”, o “cuidar de si mesmo”, “habilidades úteis para a vida” e “graça e cortesia”
  • Educação dos Sentidos: trabalha com as percepções, que levam ao desenvolvimento de aprendizagens como:Para esta área, há dezenas de materiais que procuram educar sentidos específicos, como o da percepção de cor, peso, tamanho, textura, cheiro ou som. Montessori acreditava que antes de se iniciar qualquer trabalho puramente intelectual, os sentidos deveriam estar plenamente desenvolvidos.
  • Aquisição de Cultura: pode começar cedo, já que o interesse das crianças pelos números e pela escrita, especialmente, é flagrante em todos os locais do mundo e, até onde se sabe, em todas as épocas. Um bom exemplo de como funciona a dependência entre os materiais é a preparação para a escrita. trabalho inicial das areas sensoriais é de extrema importância 
  • Outros aprendizados necessários à faixa etária: Outros materiais trabalham a cultura como a concebem os adultos: Ciências, História e Geografia. Estes variam completamente a depender do grupo social dentro do qual se insere a escola. No entanto, alguns padrões são obedecidos, já que alguns tipos de habilidades são especialmente agradáveis para a criança: classificação, pareamento, organização e nomeação são algumas delas.


FONTE:
 http://larmontessori.com/2013/01/22/compreendendo-montessori-o-material-montessoriano/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho